O Natal em Nós

O tempo passa, não somos mais aquela criança encantada com a magia da noite de Natal. Quem já ouviu isso?

Na nossa lembrança toda agitação e encanto daqueles dias onde tudo era preparado em casa e com esmero, a família reunida, a oração da meia-noite feita apela vovó, os presentes, o Papai Noel. Participávamos quando crianças com nossa alegria, tentando ajudar, impregnando nossos corações com aquele clima natalino. A grande honra? Colocar a estrela no alto da árvore e deitar o Menino no berço do presépio e aceder a velinha branca na noite de Natal.

Quando tive minha filha quis passar a ela todo esse ritual, essa emoção e magia de Natal. A cada ano montávamos a árvore, muitas coisas trazidas e feitas por nós, sempre com todo carinho e cuidado. Ela vivenciou isso muito e hoje a vejo na noite de Natal, mesmo adulta, com o primo replicando o encanto.

Com o que preenchemos nossos corações e os corações de nossos filhos e pessoas queridas? O Natal é uma grande oportunidade de ter, que seja numa noite, todo amor e paz. Já chegaram na janela na noite de Natal e olharam? Tem comemorações em todas as casas, casinhas e casarões. Todos comemoram, a maioria sem tanta consciência dessa grande festa cósmica que é o Natal.

Oportunidade de recarregar nossos corações com o bem do mundo, com esperança e muito amor. Oportunidade de preencher os corações dos pequeninos de magia e esperança, de fé.

Vão dizer que é mentira, que papai Noel não existe, que é farsa consumista o Natal. Vou responder que depende do que existe em cada um pois só podemos transmitir aquilo que vemos e temos em nós. Se vemos o Natal como uma noite de amor sagrado pela humanidade, é isso que transmitimos, a veneração, a bondade do Papai Noel. Ele existirá sempre na emoção, no coração, na fraternidade, o dar a todos como simbologia.

É tempo de sentir sem racionalizar, viver o encanto a cada ano e renovar forças de fé, amor e esperança em nós mesmos.

Acho que esse é o grande presente que o Menino Jesus traz pra humanidade, a magia dessa noite sagrada, o amor incondicional para todos – os presentes de Noel no coração de cada criança, de cada um de todos nós.

Feliz Natal!

Autora: Heloisa Oliveira – É médica com formação em medicina antroposófica, aconselhadora biográfica do Grupo Ciclos da Vida e coordenadora da Trinus Formação Biográfica do Rio de Janeiro. Tem a Formação de Consultores e Líderes Facilitadores pela ADIGO- LUMO. Atende em consultório em Ipanema e Barra da Tijuca – Rio de Janeiro.

Vamos Conversar?